Se tem um assunto que todas as noivas concordam é que o traje do noivo tem que ser tão especial quanto o vestido delas. Ele tem que se destacar entre os convidados – seja por meio das cores ou até pelos acessórios. Por isso, confira como escolher o melhor traje para o noivo.
Terno (tradicional/slim)
O conjunto do terno, composto por calça social, blazer, e (às vezes) um colete, é a melhor aposta para casamentos atualmente. Os modelos variam dos mais tradicionais, com a perna mais folgada, ao slim, com perna e blazer ajustados ao corpo.
É a opção que funciona em todos os estilos de casamento. O que determina o melhor para usá-los é a cor.
Smoking
O smoking é caracterizado por ser um traje mais sofisticado. Por muito tempo, foi a primeira escolha dos noivos para casamentos clássicos e luxuosos. No entanto, como os casamentos estão cada vez mais despojados, o traje acabou ficando de lado no universo masculino.
Os smokings modernos, ao contrário dos tradicionais, são mais justos ao corpo e até recebem cores diferentes. A lapela é mais fina e moderna, assim como a calça.
Fraque
O fraque é caracterizado pela cauda no paletó e a calça riscada – mais folgadinha – com um colete a mostra.
O fraque é indicado apenas para casamentos tradicionais, realizados durante a noite. Não é uma regra, porém, é o que mais combina.
Meio Fraque
O meio fraque é uma adaptação brasileira do clássico fraque. Como aqui faz muito calor, os homens não conseguiam usar o traje europeu. Por isso, encurtaram a cauda do traje e trocaram o tecido pesado por outros mais leves. Desta forma, ficaria mais prático de usar durante a cerimônia de casamento.
Qual a melhor cor do traje?
A cor do traje é escolhida de acordo com o horário do casamento. A regra é quanto mais cedo o casamento, mais claro o tom do traje.
Por exemplo:
- Manhã: Bege, azul claro e cinza claro.
- Tarde: Tons de azul e cinza.
- Noite: Azul Marinho, cinza chumbo e preto.
Mas e a gravata?
Gravata tradicional
Tudo que é tradicional é sinônimo de atemporal. Portanto, se você está em busca de um visual que continue adequado para casamentos daqui 10, 20 anos, use a gravata tradicional.
Gravata Slim
O que difere a gravata slim da tradicional é a largura dela. A slim é bem mais fina do que a tradicional. É a opção ideal do visual moderno.
Gravata Borboleta
A gravata borboleta fazia parte do conjunto do smoking. Agora, elas compõem as produções mais despojadas realizadas no campo. Inclusive, ficam ainda mais lindas combinadas com o suspensório.
Qual a melhor cor de gravata para o noivo?
Não existe um tom correto para a gravata do noivo, pois é preciso combinar com a cor do traje e o estilo de casamento. Mas caso a ideia seja ter uma gravata mais colorida, ou até estampada, combine com a cor do traje.
O noivo pode usar acessórios?
Relógio
Você pode usar o relógio com a pulseira de couro ou de metal. Porém, escolha os tons que combinam com a cor do seu terno.
Por exemplo:
Terno preto ou cinza = acessórios pretos
Terno azul ou bege = acessórios marrons
Abotoaduras
Extremamente elegantes, as abotoaduras ajustam o caimento da camisa.
A quantidade de estilos de abotoaduras que você pode usar, são inúmeras!
Cinto
O cinto deve combinar com os outros acessórios – principalmente com o sapato e o relógio. Portanto, se o sapato for preto, consequentemente o cinto deverá ser preto também. E a mesma coisa vale para o marrom.
Lenço
O lenço deve ser usado no bolso do paletó. Porém, com apenas dois dedos a mostra. Esse é o tamanho exato para transmitir elegância.
Além disso, prefira cores claras. Elas são as que mais combinam com o terno.
Flor na lapela
A flor na lapela é o elo entre os noivos. Geralmente, é feita com as mesmas flores que o buquê da noiva.