O traje social é a combinação de peças que mais exige cuidados na moda masculina. Se vestir bem com esse tipo de visual não significa simplesmente colocar qualquer terno, camisa e gravata.

Conseguir combinar, de forma harmoniosa, caimento, cor e componentes adequados ao look é um problema que muitos homens enfrentam. Uma boa ajuda profissional para esse tipo de traje fará com que a roupa se ajuste bem ao corpo e atribua uma boa imagem a quem está vestindo.

Para facilitar a compreensão desse estilo, é possível classificá-lo em diferentes categorias, como casual, passeio, esporte fino e, até mesmo, black-tie. Confira as suas principais diferenças e saiba como montar composições harmônicas!

Esporte

O esporte também é conhecido como casual. Seu objetivo é transmitir uma boa aparência, sem a necessidade de usar materiais nobres. Por isso, o seu uso é mais indicado para situações informais.

Passeio

Chamado de esporte fino por algumas pessoas, é um meio-termo entre o casual e formal. Nesse caso, uma camisa é indispensável, assim como o capricho e bom gosto ao escolher os sapatos.

Passeio completo

Bastante formal, o passeio completo requer terno e gravata. O capricho e bom gosto é fundamental para um look desse tipo, por isso, tenha atenção redobrada em relação ao alinhamento da roupa e ajustes de alfaiataria.

Black-tie

O black-tie é o mais elegante de todos, sendo destinado às ocasiões com formalidade excessiva, como tapetes vermelhos, festas de gala e casamentos muito trabalhados.

Quais as peças que compõe o look social?

O look social é composto por apenas três peças: o paletó (ou blazer), o colete e a calça, mas além disso, para que o visual fique completo, é importante caprichar na camisa, gravata e acessórios. Vamos às dicas!

Camisa

A camisa não faz parte do terno, mas é impossível usá-lo sem ela, não é mesmo? Dessa forma, ela se torna um dos itens mais cruciais para obter um bom estilo social. A principal dica para acertar na sua escolha é apostar no tamanho certo. 

Em relação às cores, a melhor aposta são os tons claros, como o branco, off-white e azul. No entanto, se você quer variar no look e montar uma produção moderna para uma festa ou casamento, é uma boa ideia apostar em composições all black ou na combinação da camisa vermelha com o terno preto.

Em caso de muitas dúvidas ou dificuldade em relação à coloração, o melhor é apostar nas tonalidades básicas para a camisa e deixar que a gravata cuide das cores do visual.

Gravata

O mais interessante desse acessório é a sua grande variedade de cores, texturas e padronagens, possibilitando uma maior versatilidade no visual. Sendo assim, a gravata é a responsável por dar mais vida em uma vestimenta social.

Cabe ao usuário escolher a cor, estampa e tecido de acordo com a sua preferência. Uma boa ideia é combinar com o ambiente em que será usado: se o local é mais sério, tons e padrões mais sóbrios são os mais indicados; do contrário, um acessório colorido fará toda a diferença no visual.

Sapato

Quanto mais minimalista o sapato for, melhor! Evite os sapatos com bico quadrado (reto) ou com aquele reforço nos furos que passa o cadarço.

Meias

Outro ponto importante para a montagem de um visual social clássico é a meia. Sua cor precisa ser a mesma do terno, então se o terno é preto, meias pretas e por aí vai.

Cinto

O cinto deve ser da mesma cor do sapato e da pulseira do relógio. No caso de sapato em tons castanhos, nem sempre é fácil encontrar a cor exata, por isso pode combinar com outro tipo de castanho que se aproxima.

Quer algo moderno e elegante? Não use cinto. Hoje em dia muitas calças de costumes vêm sem passadores de cinto ou o cliente pede isso para o seu alfaiate.

Tudo o que você precisa é de um pouco de criatividade e bom senso, indo sempre em busca de novidades. Portanto, conte com a gente para se vestir bem com cada vez mais estilo no seu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =